I AMSTERDAM

14/07/2010

É uma estréia

Não importa a idade, a forma física nem o dinheiro no bolso.
Importa é que vamos todas juntas para Paris!


Como disse Ernest Hemingway a cidade “ficará com você pelo resto de sua vida, pois Paris é uma festa”. Ir a Paris não tem idade que seja com 15, 24, 25, 29, 40 ou 80, porque talvez mais que qualquer outra cidade, ela requer apenas uma coisa de quem vai lá: SER VISTA! Não é preciso, como em tantas outras viagens, ir aos lugares certos, estar em uma excursão competente, dispor de informações preciosas a respeito do que fazer. Não é preciso nem estar com muito dinheiro no bolso. A grande atração de Paris é andar a pé.

O visitante de primeira viagem sempre terá um conforto: não importa o lugar onde ele estiver na cidade, há grandes possibilidades de que esteja onde vale a pena estar, ou muito perto. Nós estaremos a uma quadra da Avenue dês Champs-Élysées.

Paris esta presente nas suas paisagens, nas ruas e avenidas. Está na variedade e no impacto das perspectivas, nas árvores, nas portas, nas janelas, nas fachadas do comércio, nos monumentos e no extraordinário rio que a atravessa de ponta a ponta. Talvez seja se não o primeiro o segundo mais indicado local para dar os primeiros passos, uma das duas margens do Sena. E se escolher do Pont Notre-dame ao Pont-Neuf na Rive Gauche você não terá errado com certeza!

O mais interessante é que todas as grandes perspectivas de Paris e que são empolgantes, são a custo zero. Como o Arco do Triunfo, Champs-Élysées, Torre Eiffel, Praça do Trocaderó, Notre-Dame e por ai vai. As atrações turísticas são 100% a prova de erros.

No mais, é ir andando aqui e ali, Pois Paris é uma cidade onde passeios ao acaso quase sempre acabam dando certo e um mapa pode ser um grande companheiro. Além de sermos sete mulheres andarilhando pela cidade luz já temos nossos dois amigos mapas companheiros!

No fim das contas, Paris vai se abrir para todos, nesse caso todas, os que estão dispostos a abrirem os olhos, a alma e a imaginação para ela – ou ele, como se diria em francês, pois Paris é masculino.

No fundo, Paris não está exatamente na França ou na Europa. Está no mundo em que vivemos, e na vida de quem quiser apreciá-la.

(Adaptação do texto de J. R. Guzzo)
By Cami

Nenhum comentário:

Postar um comentário